Cultura e Psicologia

A Cultura e a Psicologia comungam da transversalidade. A primeira por ser o reflexo das manifestações do comportamento humano e, a segunda, por estudar o próprio comportamento humano em todas as actividades que o caracterizam no seio cultural em que se desenvolvem. Tanto a Cultura como a Psicologia, sendo criações do mundo social, desenvolvem-se através da acção proactiva dos agentes sociais.

Interessante notar a diferenciação estabelecida pela Psicologia na primeira década do século 21, entre a psicologia “cross-culture” e a psicologia cultural. A filosofia que sublinha os milhares de trabalhos de investigação que se publicaram e ainda publicam sobre diferenças “cross-culture”, visava testar o efeito dos modelos da cultura ocidental em culturas diferentes. A psicologia cultural assenta no teste aos efeitos da cultura de origem na cognição, afecto e comportamentos sociais dos seus membros, quando vivem na sua cultura dominante de origem ou vivem numa cultura dominante diferente.

As nossas linhas de investigação escolhem a abordagem da psicologia cultural sem caírem na tentação de se confundirem com os pressupostos do relativismo cultural.

Linhas prioritárias de investigação:

a)      Cultura e desenvolvimento humano

b)      O desenvolvimento cognitivo na transculturalidade

c)       O desenvolvimento da cidadania na transculturalidade

d)      Práticas de atendimento e aconselhamento social na transculturalidade:

·         Saúde Mental

·         Aconselhamento Psicológico Relações Transculturais

e)      Psicologia da Organizações Industriais