Universidade Portucalense

Departamento de Ciências de Educação e do Património

 

 

 

Educação para o Desenvolvimento Humano: Formas e contextos de acção (PEDH)

 

 

Centro de Investigação em Psicologia

 

 

 

 

Ano lectivo 2009/2010

Enquadramento

A educação apresenta-se como central para o desenvolvimento humano. Através dela promove-se o desenvolvimento pessoal e fortalece-se o desenvolvimento das nações. É um “equalizador” dos indivíduos, abrindo as portas a todos os que pretendem desenvolver as suas potencialidades.

O investimento na educação beneficia o indivíduo, a sociedade e o mundo como um todo. Acções educativas de ampla base e de boa qualidade são um dos instrumentos conhecidos mais poderosos para reduzir a pobreza e a desigualdade. Com benefícios comprovados para a saúde pessoal, fortalece também a saúde económica das nações, estabelecendo as bases para um crescimento económico sustentado. Tanto para os indivíduos quanto para as nações, a educação torna-se fundamental para a criação, aplicação e difusão do conhecimento, com consequente desenvolvimento de dinâmicas económicas globalmente competitivas e construção de sociedades verdadeiramente democráticas.

Serve a seguinte afirmação, disponível in "Uma Visão Estratégica para a Cooperação Portuguesa" para, da melhor forma, introduzir a proposta de abertura do projecto de investigação “Educação para o Desenvolvimento Humano: Formas e contextos de acção” (PEDH). Segundo esta afirmação “A Educação para o Desenvolvimento (ED) constitui um processo educativo constante que favorece as interrelações sociais, culturais, políticas e económicas entre o Norte e o Sul, e que promove valores e atitudes de solidariedade e justiça que devem caracterizar uma cidadania global responsável. Consiste, em si mesma, num processo activo de aprendizagem que pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade para as prioridades do desenvolvimento humano sustentável. Trata-se de um instrumento fundamental para a criação de uma base de entendimento e de apoio junto da opinião pública mundial, e também da portuguesa, para as questões da cooperação para o desenvolvimento.”

Na mesma linha de pensamento, o PEDH pretende produzir instrumentos e recursos para a avaliação e a intervenção em diferentes contextos de desenvolvimento humano, nomeadamente sociais, económicos, ambientais, educativos, pessoais, permitindo o seu desenvolvimento sustentado.

Dada a abrangência e carácter holístico com que perspectiva o desenvolvimento, a presente projecto de investigação pretende o desenvolvimento de projectos de investigação e intervenção nas linhas de acção que se seguem:

A promoção da literacia e da educação básica

A educação de adultos e a melhoria da sua participação pró-activa em sociedade

A educação ambiental

O combate à pobreza e desenvolvimento de estratégias de subsistência

O treino vocacional e promoção da educação contínua

A educação para a saúde

A educação para cidadania

A educação para a parentalidade

As políticas de educação para adultos

O estudo dos fenómenos de emigração e integração

Estratégias orientadoras de acção

Em consonância com a missão e plano educativo estabelecido para a Universidade Portucalense, em geral, e para o Departamento de Ciências da Educação e do Património e do Centro de Investigação em Psicologia, em particular, o projecto que é aqui apresentado constitui, não apenas uma mais-valia para o desenvolvimento profissional/académico dos docentes/equipa de investigação responsável e para a integração dos estudantes dos diferentes ciclos de estudo em Psicologia da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) nas diferentes linhas de investigação em curso, promovendo uma lógica de continuidade da sua formação, mas também 1) um meio de promoção da interdisciplinaridade e a expansão de parcerias regionais, nacionais e internacionais que permitam a construção/consolidação de saberes teórico-práticos transversais e transculturais e 2) uma estratégia através da qual se originem produtos científicos de interesse social e económico, aspecto que se reflecte na integração de propostas de validação de planos de intervenção e/ou repercussões interventivas nos projectos de investigação propostos nos diferentes domínios do saber psicológico.

Além disso, pretende-se que o planeamento de projectos de intervenção dentro da linha de investigação apresentada, envolva, dentro do possível, investigadores dos diferentes departamentos da UPT, com trabalhos de investigação dentro do domínio de estudo considerado, bem como elementos de instituições académicas, empresas ou associações nacionais e internacionais de reconhecido mérito.

Parcerias

Seguindo os pressupostos anteriormente apresentados, relativos às estratégias orientadoras de acção, pretende-se o estabelecimento de um conjunto de parcerias, nacionais e internacionais, com diferentes instituições de ensino superior, empresas ou outras associações que exerçam acções de reconhecido mérito nas diferentes áreas de estudo que estão a ser apresentadas.