Universidade Portucalense
Departamento
de Ciências de Educação e do Património
Educação para o
Desenvolvimento Humano: Formas e contextos de acção (PEDH)
Centro de Investigação em Psicologia
Ano lectivo 2009/2010
A educação apresenta-se como central para o
desenvolvimento humano. Através dela promove-se o desenvolvimento pessoal e
fortalece-se o desenvolvimento das nações. É um “equalizador” dos indivíduos,
abrindo as portas a todos os que pretendem desenvolver as suas potencialidades.
O investimento na educação beneficia o indivíduo, a
sociedade e o mundo como um todo. Acções educativas de ampla base e de boa
qualidade são um dos instrumentos conhecidos mais poderosos para reduzir a
pobreza e a desigualdade. Com benefícios comprovados para a saúde pessoal,
fortalece também a saúde económica das nações, estabelecendo as bases para um
crescimento económico sustentado. Tanto para os indivíduos quanto para as
nações, a educação torna-se fundamental para a criação, aplicação e difusão do
conhecimento, com consequente desenvolvimento de dinâmicas económicas globalmente
competitivas e construção de sociedades verdadeiramente democráticas.
Serve a seguinte afirmação, disponível in "Uma Visão
Estratégica para a Cooperação Portuguesa" para, da melhor forma,
introduzir a proposta de abertura do projecto de investigação “Educação para o
Desenvolvimento Humano: Formas e contextos de acção” (PEDH). Segundo esta
afirmação “A Educação para o Desenvolvimento (ED) constitui um processo
educativo constante que favorece as interrelações sociais, culturais, políticas
e económicas entre o Norte e o Sul, e que promove valores e atitudes de
solidariedade e justiça que devem caracterizar uma cidadania global
responsável. Consiste, em si mesma, num processo activo de aprendizagem que
pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade para as prioridades do
desenvolvimento humano sustentável. Trata-se de um instrumento fundamental para
a criação de uma base de entendimento e de apoio junto da opinião pública
mundial, e também da portuguesa, para as questões da cooperação para o
desenvolvimento.”
Na mesma linha de pensamento, o PEDH pretende produzir
instrumentos e recursos para a avaliação e a intervenção em diferentes
contextos de desenvolvimento humano, nomeadamente sociais, económicos,
ambientais, educativos, pessoais, permitindo o seu desenvolvimento sustentado.
Dada a abrangência e carácter holístico com que perspectiva
o desenvolvimento, a presente projecto de investigação pretende o
desenvolvimento de projectos de investigação e intervenção nas linhas de acção que
se seguem:
• A promoção da literacia e da educação básica
• A educação de adultos e a melhoria da sua
participação pró-activa em sociedade
• A educação ambiental
• O combate à pobreza e desenvolvimento de
estratégias de subsistência
• O treino vocacional e promoção da educação
contínua
• A educação para a saúde
• A educação para cidadania
• A educação para a parentalidade
• As políticas de educação para adultos
• O estudo dos fenómenos de emigração e
integração
Em consonância com a missão e plano educativo
estabelecido para a Universidade Portucalense, em geral, e para o Departamento
de Ciências da Educação e do Património e do Centro de Investigação em
Psicologia, em particular, o projecto que é aqui apresentado constitui, não
apenas uma mais-valia para o desenvolvimento profissional/académico dos
docentes/equipa de investigação responsável e para a integração dos estudantes
dos diferentes ciclos de estudo em Psicologia da Universidade Portucalense
Infante D. Henrique (UPT) nas diferentes linhas de investigação em curso,
promovendo uma lógica de continuidade da sua formação, mas também 1) um meio de
promoção da interdisciplinaridade e a expansão de parcerias regionais,
nacionais e internacionais que permitam a construção/consolidação de saberes
teórico-práticos transversais e transculturais e 2) uma estratégia através da
qual se originem produtos científicos de interesse social e económico, aspecto
que se reflecte na integração de propostas de validação de planos de
intervenção e/ou repercussões interventivas nos projectos de investigação
propostos nos diferentes domínios do saber psicológico.
Além disso, pretende-se que o planeamento de projectos de
intervenção dentro da linha de investigação apresentada,
envolva, dentro do possível, investigadores dos diferentes departamentos da
UPT, com trabalhos de investigação dentro do domínio de estudo considerado, bem
como elementos de instituições académicas, empresas ou associações nacionais e
internacionais de reconhecido mérito.
Seguindo os pressupostos anteriormente apresentados, relativos
às estratégias orientadoras de acção, pretende-se o estabelecimento de um
conjunto de parcerias, nacionais e internacionais, com diferentes instituições
de ensino superior, empresas ou outras associações que exerçam acções de
reconhecido mérito nas diferentes áreas de estudo que estão a ser apresentadas.